Este regulamento define as regras da 5ª Copa FBR Esportes de Mountain Bike 2019, portanto é fundamental o competidor ter conhecimento do seu conteúdo.

1. Equipamentos Obrigatórios:
1.1 – Não será permitido o uso de bicicletas que não sejam da modalidade mountain bike (exceto categoria E-Bike). Os pneus devem ser adequados para andar em percursos de terra. 
1.2 – É proibida a troca de bicicletas e atletas em todas as categorias durante a prova, acarretando em desclassificação sumária.
1.3 – O atleta poderá prosseguir pelo percurso a pé, desde que sua bicicleta esteja presente, carregada, arrastada ou empurrada pelo próprio atleta. Um atleta separado de sua bicicleta estará proibido de prosseguir pelo percurso da prova.
1.4 – É obrigatório o uso de capacete afivelado. Recomenda-se portar dinheiro, telefone celular e cartão telefônico em caso de algum imprevisto.
1.5 – Câmara de ar, bomba e reservatórios de água são itens importantes em qualquer bike.
1.6 – A organização reserva-se ao direito de vetar qualquer equipamento ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento e que venha a prever algum risco de acidente ao atleta.

2. Prova
2.1. Tipo de Prova:
Prova desportista disputada no estilo Mountain Bike XCM – Copa FBR com 4 etapas ao longo do ano de 2019.
 2.2 Formato da Competição 
A copa FBR Esportes terá quatro etapas em cidades diferentes com pontuação de ranking para os primeiros 15 colocados de cada categoria onde os 10 primeiros serão premiados com troféus e medalhas a todos os participantes. 

2.3 Entrega de Kits
2.3.1 Os kits serão entregues no dia anterior da prova das 14:00 hrs até 18:00 hrs. Assim como no dia do evento, na estrutura do evento a partir das 06:00 até 40 minutos antes da largada. 
2.3.2 O kit poderá ser retirado pelo atleta inscrito mediante apresentação de um documento com foto ou por outra pessoa que possua em mãos a cópia do documento do atleta.  
2.3.3 O conteúdo do kit deverá ser conferido no ato da entrega. Não serão aceitas reclamações posteriores por falta de material que compõe o kit.
2.3.4 Os kits de cada prova serão compostos pelo numeral e sistema de fixação da bike. Demais itens poderão ser acrescentados ao kit e dependem de apoios e patrocinadores da prova.
2.3.5 – Cada atleta deverá instalar o numeral em local visível na parte frontal da bike, devendo permanecer até o final da prova. O atleta deverá cruzar o pórtico de chegada com sua placa de identificação. Caso o atleta não esteja portando a placa de identificação, será automaticamente desclassificado.
2.3.6 O atleta que não retirar o seu kit dentro do horário estabelecido por este regulamento ficará impedido de participar da prova e perderá o direito ao kit.

2.4 Largada da Prova
A largada será às 08:30h, largando primeiro as categorias PRO, em seguida às 08h50 as categorias SPORT e às 8:50hs a Categoria FUN. 

2.5 Percurso da Prova
Os percursos serão demarcados no chão, com fitas e placas de indicação. Deve ser salientado que o trânsito local não será fechado, devendo o competidor prestar total atenção com o trajeto em todas as vias. Uma moto batedora acompanhara o líder geral da prova, assim como haverá uma outra moto batedora para acompanhar o último classificado. 

O percurso será misto feito por trilhas, picadas, ruas, estradas de terra e asfalto, com obstáculos naturais como subidas e outros que o atleta deverá superá-los sem a ajuda do apoio.

É responsabilidade do competidor, seguir o trajeto correto que será demarcado pela organização e no qual ele se inscreveu. O percurso da categoria PRÓ é mais longo e técnico, e o percurso da categoria SPORT é mais curto e com exigência técnica. 

2.6 Premiação
Haverá premiação com troféu até o 10º colocado(a) de cada categoria solo. 
Todos os atletas inscritos receberão medalha de finisher.
A categoria de duplas (Pro e Sport) não terão troféus até o décimo colocado, apenas até o 5º colocado.
Na quarta e última etapa ocorrerá premiação para os cinco primeiros colocados de cada categoria. 


EXCLUSIVAMENTE na 3ª Etapa da Copa FBR em Elias Fausto, haverá premiação para a Categoria FUN.
Serão premiados os 5 (cinco) primeiros da GERAL -> Masculino e Feminino.
Não haverá premiação por categoria de idade. APENAS PARA OS CINCO PRIMEIROS DA GERAL FEMININO E MASCULINO. 
Observação: A categoria FUN tem como objetivo a iniciação ao ciclismo. Você pode encarar nessa Etapa de Elias Fausto como uma pequena corrida OU como um passeio (cicloturismo). 

2.8 Pontuação 
O atleta que mudar de categoria durante o campeonato perderá todos os pontos automaticamente.

O CRITÉRIO DE DESEMPATE SERÁ O MELHOR RESULTADO NA ÚLTIMA ETAPA

2.9 Horário de Corte
O horário de corte será às 12h00 onde o atleta perderá o direito ao troféu caso esteja entre os 10 primeiros de sua categoria. 
Para a copa, por razões de segurança e logística, a organização definiu o horário de corte de 12h00, que significa o final dos trabalhos dos fiscais ao longo da prova. A partir do horário de corte, os ciclistas que ainda não tiverem concluído o trajeto serão orientados a utilizar os veículos da organização (carro vassoura) para chegarem até o local da largada. O ciclista que optar em não seguir as instruções dos fiscais e seguir o trajeto pedalando, estará ciente que não mais estará sob responsabilidade da organização.
OBS.: As 12h00 se encerra as atividades dos STAFFs e da CRONOMETRAGEM.


3. Categorias:

CATEGORIAS PRO                     CATEGORIAS SPORT
* Elite Masculina (18 anos +)    * Elite Sport Masculina (16 anos +)
* Elite Feminina (18 anos +)    * Juvenil Sport Masc (14 a 16 anos)
* Junior Pro (16 a 19 anos)    * Sub 25 Sport Masc (17 a 24 anos)
* Sub 25 Pro (20 a 24 anos)    * Sub 30 Sport Masc (25 a 29 anos)
* Sub 30 Pro (25 a 29 anos)    * Master A Sport Masc (30 a 34 anos)
* Master A Pro (30 a 34 anos)    * Master B Sport Masc (35 a 39 anos)
* Master B Pro (35 a 39 anos)    * Senior Sport Masc (40 a 44 anos)
* Senior Pro (40 a 44 anos)    * Veterano A Sport Masc (45 a 49 anos)
* Veterano A Pro (45 a 49 anos)    * Veterano B Sport Masc (50 a 54 anos)
*Veterano B Pró (50 a 54 anos)    * Veterano C Sport Masc (55 a 59 anos)
* Veterano C Pro (55 a 59 anos)    * Veterano D Sport Masc (60 anos +)
* Veterano D Pro (60 +)      * E-bike (bike elétrica – 14 anos +)
* Dupla Masculina Pro (16 anos +)    * Sub 25 Sport Feminino (14 a 24 anos)
* Dupla Mista Pro (16 anos +)    * Sub 30 Sport Feminino (25 a 29 anos)
* Master Sport Feminino (30 a 39 anos)
* Senior Sport Feminino (40 a 49 anos)
* Veterano Sport Feminino (50 + anos)
* PCD (Pessoas Com Deficiência)
* Dupla Mista Sport (12 +)
* Dupla Feminina Sport (12 +)


***Nas categorias Duplas, só será computado o resultado quando a dupla passar JUNTA pelo pórtico de largada (com tolerância de 5 segundos) e DEVEM ESTAR COM O MESMO UNIFORME. 
***Fica expressamente proibido o apoio ou ajuda de qualquer outro competidor, que não seja o integrante da dupla (empurrar nas subidas). É também proibido o uso de acessórios para reboque (cordas ou outros objetos), sendo passível de desclassificação, caso a organização veja ou seja avisado por pelo menos 2 testemunhas competidoras. 

***O atleta deverá se inscrever na faixa etária correspondente à idade que o mesmo terá no ano vigente do Evento.

4. Inscrições: 
Cada inscrição dá direito ao atleta receber um Kit com placa numerada e chip, seguro de vida, um par de meias, mesa de frutas e hidratação durante o percurso e na chegada. As inscrições serão realizadas no site da FBR ou no site da Corrida Pronta. 
4.1 Transferência de Inscrições 
É possível fazer a transferência da inscrição para outro atleta no prazo de até 7 dias antes do evento através do e-mail fbresportes@gmail.com. A FBR Esportes não devolverá o valor das inscrições já pagas sob hipótese alguma.

4.2 Doação de alimentos
Todos os atletas poderão fazer uma doação de 1 litro de leite na retirada do kit (este leite será doado à uma instituição de caridade de cada cidade).

5. Vistoria:
No alinhamento da largada, serão observados o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança e o atleta que não estiver com a placa de numeral devidamente instalada ou não estiver portando os acessórios obrigatórios exigidos pela organização será impedido de alinhar para a largada até sua devida regularização com a organização da prova.

6. Responsabilidades:
O atleta competidor inscrito assinará um termo de responsabilidade online por livre e espontânea vontade e que leu e está de acordo com o seu regulamente. Está ciente de que está competição é um esporte de risco e que está clinicamente em condições e devidamente treinado. Assume todos os riscos em correr a Copa FBR Esportes 2019, inclusive os relativos as quedas, contatos com outros participantes, assalto, efeitos do clima, incluindo calor alto e/ou umidade, condições do circuito e tráfego. Concede permissão à organização, para que utilize fotos, filmes, gravações, etc. para divulgação que mostre a participação. 

7. Apoio:
No decorrer do percurso haverão staffs, devidamente uniformizados, cuja função é orientar os atletas quanto ao percurso, oferecer apoio quando necessário e fiscalizar a passagem dos participantes. Haverá pontos de hidratação no percurso e mais um na chegada. Haverá também socorro médico em um ponto estratégico da prova e no local de chegada.

8.Atenção: 
A prova poderá ser adiada em situações climáticas extremas. 

É de responsabilidade do participante, ver as informações no site www.fbresportes.com.br no dia anterior do evento. Caso haja mudança o participante poderá usar sua inscrição para a nova data. 

9. Penalização com Desclassificação:
Enviar dados incorretos no preenchimento da inscrição;

Não usar capacete durante a prova;

Completar a prova sem o número de identificação (salvo por queda);

Realizar manobras ou atitudes desleais contra outros ciclistas;

Ser acompanhado por equipe de apoio ao longo do percurso da prova;

Cortar caminho ou não passar por caminho demarcado;

Pegar carona durante a prova;

Tumultuar o trabalho da organização antes, durante ou após a prova e na apuração dos resultados;

Sujar as trilhas e percursos e áreas de concentração;

Desrespeitar qualquer membro da organização;

Os casos omissos serão julgados pela comissão organizadora da prova.
OBS.:  A organização da FBR Esportes será rigorosamente intransigente na obediência do presente Regulamento por todos os participantes e de forma alguma permitirão qualquer conduta anti-desportiva ou infração constantes no item Penalizações deste Regulamento. Todos os atletas inscritos bem como as equipes de apoio, estarão sujeitos a penalidades por desrespeito ao Regulamento, à comissão organizadora, staffs e autoridades policiais.

11. Seguro de Vida
O atleta ficará sob a cobertura de seguro de vida durante a competição, desde que informem corretamente o número do CPF na ficha de inscrição online.